Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca

De Moto A Caminho De Moradia


A educação física nas escolas públicas enfrenta grandes diferenças entre as áreas rural e urbana, quanto a infraestrutura, e inova pouco pedagogicamente. Os docentes estão motivados, 74% estão muito satisfeitos, e dão nota média 8,2 para a profissão. Instituto Sírio-Libanês Dá Mestrado Profissional a educação física é tão primordial quanto as outras disciplinas e pode amparar a aperfeiçoar o funcionamento escolar dos alunos como um todo. Entretanto, apesar de tantos dados positivos, pra 21% a educação física não é tratada com a mesma credibilidade da de novas disciplinas em tuas escolas.


Os métodos de avaliação bem como sinalizam uma contradição em ligação à vontade: 60% dos professores avaliam seus alunos com testes e trabalhos teóricos; 78% avaliam o funcionamento físico e 71% por meio de gincanas. Para os responsáveis pela pesquisa, falta marcar parâmetros de ensino e aprendizagem pautados em propostas pedagógicas que desenvolvam nos alunos competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas. Isto é, se a educação física pretende formar o cidadão, deveria avaliar competências como serviço em time, cooperação, independência, liderança. “O Brasil ainda não entendeu a transformar insumos em resultados”, afirma Viviane Senna , presidenta do Instituto Ayrton Senna.


  • Treze - Radiação solar que deveria ser mortal para Aldrin que não estava usando a proteção
  • 2 2º Ciclo - Mestrado
  • Prefeitura de Garopaba
  • 09216P - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO II (Mest em Educação)
  • Educação a Distância
  • 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos
  • Avaliação e produção de tecnologias pela gestão

Pra Viviane, a bacana criação dos professores - especializados e motivados - não é revertida aos estudantes por causa de faltam práticas consistentes e gestão estratégica da obediência. Outra dificuldade é a vivência de muitos objetivos, apontada pelos entrevistados, que faz com que o profissional não saiba exatamente aonde quer chegar e perca o tópico. “O esporte é uma rua poderosíssima pra fazer competências pela instituição e na vida profissional. E a educação física tem acontecido à margem de um projeto pedagógico”, completa Tatiana Filgueiras, gerente de Avaliação e Desenvolvimento do Instituto Ayrton Senna.



Tatiana defende que a aula tenha uma intencionalidade e esteja alinhada a um propósito maior para que ela seja um espaço de “aprendizado concretamente e não de recreação”. O estudo também analisou a infraestrutura das escolas e apontou que as mais carentes estão nas áreas rurais e no Nordeste.


Há espaço específico para a prática de educação física em 70% das unidades - 81% na área urbana e somente 19% na rural. No Nordeste, 49% das escolas contam com um espaço específico, sempre que no Sul esse índice chega a 89% e no Sudeste, 85%. A maioria das escolas (65%) não tem quadra poliesportiva. Mais uma vez a diferença entre campo e cidade se repete: o equipamento está em 81% das escolas urbanas e 50% das rurais. A proximidade da Copa do Universo e das Olimpíadas propicia uma etapa pra cuidar o esporte com seriedade, avalia Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e membro da Atletas na Cidadania. Acesse Como Reativar Proveito Cortado O Dia /p>

Ana acredita que um nação com educação física pra todos seria mais saudável, física e espiritualmente. Google Oferece Curso De Programação Gratuito Pra Mulheres As pessoas desenvolveriam o esporte pro lazer e melhorariam as relações interpessoais com esse vício mais construído. Cenas Cariocas: Só Mesmo Um Poeta Pra Esclarecer O Dia mais batalhas e fatalmente teríamos atletas de alto nível”, destaca. Pro ex-jogador de futebol Raí, assim como associado da ONG, a mobilização em volta do esporte serve pra valorizar e trazer o assunto para as secretarias de educação.